domingo, 18 de dezembro de 2011

Mil e uma utilidades


Há décadas a cannabis vêm sendo alvo de acusações e sua verdadeira história tem sido deturpada por fatores raciais, econômicos, políticos e morais. A Cannabis foi fundamental para o nosso desenvolvimento séculos atrás, por ser uma planta de fácil cultivo e inúmeras utilidades:

- a fibra extraída do caule da planta era usada em vestimentas, na fabricação de cordas e velas para os barcos, os barcos de Portugal que chegaram ao Brasil há 500 anos atrás, tinham suas velas e cordas feitas do cânhamo. Papel, a maioria dos documentos da época eram feitos de cânhamo, como a constituição americana, um hectare de cânhamo produz a mesma quantidade de papel, que quatro hectares de eucaliptos, num período de vinte anos.

- a semente servia de alimento tanto para os animas quanto para os homens, estudos posteriores mostraram o alto nível de omega 3 e 6, ácidos graxos essenciais para nós.

- o óleo extraído da semente é muito usado na indústrias de cosméticos como base para cremes, xampus, óleos hidratantes, etc.. e na indústria mecânica para vernizes, lubrificantes, combustíveis, tintas e outros. O óleo de cânhamo também era o principal combustível da época, hoje poderia ser uma alternativa para o biocombustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário